Home Quarantine, app da Polônia que exige selfie para garantir que a pessoa está cumprindo a quarentena!
O país lançou um aplicativo de telefone na sexta-feira dia 20 de março de 2020 para os residentes que estão sob quarentena obrigatória de 14 dias depois de retornar do exterior.
“As pessoas em quarentena têm uma escolha: receber visitas inesperadas da polícia ou baixar o aplicativo”, disse à AFP Karol Manys, porta-voz do Ministério Digital.
O aplicativo usa tecnologia de geolocalização e reconhecimento facial e solicita selfies aleatoriamente. O usuário tem 20 minutos para carregar a selfie dentro de sua quarentena – ou a polícia fará uma visita.
As pessoas que deveriam se isolar em casa tiram selfies e as enviam para o aplicativo como prova de que não estão do lado de fora. Essa medida foi a solução encontrada para frear a contaminação do vírus no país. O aplicativo está disponível na versão IOS e Android e o objetivo maior são as pessoas que chegaram de viagem de outros países onde o vírus já se espalhou.
O país fechou suas fronteiras para estrangeiros e o país das escolas ficará fechado até a Páscoa. Na segunda-feira, houve 684 casos de coronavírus na Polônia e oito mortes conforme jornal local.
A Polônia não é o único país que emprega um aplicativo para ajudar no rastreamento de coronavírus.
Cingapura desenvolveu o aplicativo TraceTogether, que usa sinais Bluetooth entre celulares para rastrear quem as pessoas entram em contato, notícia publicada pela CBS Interactive e TechRepublic.
Para saber mais, referência aqui:
