Cores na comunicação, pesquisa avaliou 5 milhões de campanhas publicitárias e revela resultados

“Quando buscamos o engajamento e queremos que as pessoas fiquem mais tempo assistindo a nossa comunicação, uma paleta cromática com menos contraste é mais eficiente” Miguel Caeiro.

Miguel Caeiro, Head Latam da VidMob  desdobrou a discussão sobre o impacto das cores e destacou a importância da Inteligência Artificial nos testes de performance de Marketing.

A plataforma VidMob realizou um estudo que analisou mais de cinco milhões de campanhas publicitárias no Facebook e no Instagram. Os dados de performance dos ads foram obtidos através da análise da taxa de exibição de três segundos (VTR), a taxa de cliques (CTR) e a taxa de compras, com o objetivo de entender como as cores podem influenciar a criatividade.

O estudo conseguiu não só mensurar o impacto da escolha das cores na performance de uma campanha, mas também apontar quais tonalidades podem impulsionar ou enfraquecer peças de publicidade em segmentos específicos.

“Nas categorias mais ligadas à figura humana, como o setor de beleza e personal care, as campanhas que apostaram nas cores vibrantes geraram um fator de conversão maior e receberam mais cliques”, pontua.

Por outro lado, marcas que desejam ter sucesso em campanhas de awareness devem considerar a utilização de cores com menos contraste.

“Notamos que as cores emprestam ou retiram performance. O desempenho de uma cor pode ser completamente diferente quando comparamos agrupamentos de dados, como a vertical de negócios, tipo de marca e performance”, explica Miguel Caeiro, Head Latam da VidMob, em conversa com o Clube Mundo do Marketing.

Qual é a cor e onde utilizar? O X da questão

Antes de definir quais serão as cores que irão colorir uma campanha de comunicação, é preciso saber, com exatidão, qual é o segmento de mercado do negócio. Isso porque paletas de cores semelhantes podem render performances opostas em segmentos distintos.

“No segmento de beleza, as cores mais frias da palheta provocaram um aumento de performance de mais de 60%.

Já no segmento de cuidados pessoais, aconteceu o contrário: os tons mais quentes levaram a um incremento de 40% na performance”, afirma Caeiro.

A importância das cores na comunicação é algo que há anos se observa no desempenho da comunicação com outros fatores, é um conjunto: posicionamento, identidade, persona, fonte, cores, mensagem…

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